Findo o ano de 2019, temos um ano inteiro para experimentarmos novos produtos, entrarmos em novas rotinas. Estas são as tendências para 2020 no que diz respeito a produtos de cuidado para homem.
Segundo o estudo “Men’s Grooming & Skincare Trends for 2020” da Twincraft Skincare, empresa produtora de produtos de skincare, existe cada vez mais uma tendência para a aceitação de marcas genderless, utilização de ingredientes naturais (onde se inclui o massivamente usado carvão ativo), produtos com cafeína, e produtos para os pelos do corpo.
A publicação “Grooming trends for men in 2020” da Times of India, menciona ainda a crescimento de produtos de maquilhagem masculina.
Na verdade, já não é novidade que os produtos de cuidado masculino deixaram de ser apenas desodorizantes e espumas de barbear. Cada vez mais os homens estão a aprender que cuidar de si mesmos é natural e necessário. Não estamos a falar apenas de “ficar bonito”. Estamos a falar de “sentir bem”. Hoje em dia os homens cuidam-se muito mais do que antigamente. Existe cada vez mais uma procura por produtos adequados ao tipo de pele, e que não só tenham resultados a curto prazo, mas que também os façam ter uma experiência de bem-estar que normalmente não se associaria ao mercado masculino.
Para 2020, e próximos anos, a tendência é mais marcas aumentarem a gama de produtos masculinos com mais soluções específicas para este target. Produtos específicos para a pele masculina e para o pelo corporal e barba. Mas mais do que apenas criar versões masculinas de cremes hidratantes, as marcas vão precisar de apostar em produtos realmente únicos e exclusivos. Produtos naturais, embalagens diferenciadas, e técnicas adaptadas ao corpo do homem. A depilação vai estar cada vez mais próxima deste target. Não será surpresa se passarem a existir “salões de beleza” masculinos. Um misto entre barbearia, serviço de depilação e skincare.
Cada vez mais vamos assistir ao aparecimento de produtos genderless. Que tanto podem ser usados por homens como por mulheres. Mas aqui o tempo de vida do produto poderá ser curto, uma vez que mesmo que se queira uma uniformização de géneros na sociedade, não podemos negar que existem diferenças nos produtos e ingredientes que funcionam em cada tipo de pele. Por esse motivo, a tendência é a uniformização de marcas e embalagens. Da mesma forma que existem champôs e cremes para vários tipos de cabelo, começarão a aparecer produtos para vários tipos de pele (onde a masculina será diferenciada das outras). Será uma tendência para os próximos anos, mas que em 2020 vê o seu processo de unificação a começar.
Quando falamos em tratamentos, spas, e centros de estética, vamos começar a ver cada vez mais a presença de homens nestes locais. Tanto os profissionais como os estabelecimentos vão precisar de se adaptar à presença mais assídua de homens nestes locais. Os tratamentos e os serviços vão ser mais abrangentes e vão ter ainda um atendimento diferenciado.
Por estes motivos e mais alguns, 2020 será um ano onde os consumidores vão começar a assistir a uma adaptação das marcas e dos estabelecimentos ao mercado masculino, cada vez mais consciente da necessidade de cuidados pessoais, mas também exigente com o que compra e com os serviços que contrata.
João
Tenho o teu blogue partilhado nos arquivos do meu, em modo público, para que as pessoas possam visitar-te, mas os teus posts não têm sido atualizados. Ou pelo menos, o recurso utilizado no Blogspot não “dá conta” de quando publicas algo de novo.
Coloquei o endereço “mercadohomem.pt”. Devo utilizar outro?
Obrigado.
Abraço
Allo Vasco. O url está correto sim. Tenta remover e adicionar de novo. Obrigado pela partilha ?