A Websummit é o ponto de encontro de amantes de inovação, tecnologia, e de startups. Esta é a lista das 10 startups a visitar no Websummit.
Ao longo das várias edições do Websummit, têm sido as Startups a dar sinais das necessidades e problemas de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja através do lançamento de um produto inovador, através do lançamento de um serviço, ou até mesmo através de plataformas de angariação de financiamento para pequenos projetos.
A verdade é que todas as propostas pretendem dar resposta a uma necessidade da comunidade onde estão inseridos, ou até mesmo de uma necessidade global.
Nesta edição do Websummit, são mais de 600 a participar pelo programa Alpha.
Diedra
A pandemia trouxe-nos uma perceção da real importância na proteção contra agentes virais. A garrafa Diedra pretende dar uma resposta prática a essa procura.
De acordo com um estudo desenvolvido por Alan Lansdown da Imperial College Faculty of Medicine em Londres, a prata é usada há muito na área da saúde devido às suas características antibacterianas.
A prata tem uma longa e intrigante história como antibiótico na saúde humana. Foi desenvolvido para uso na purificação de água, tratamento de feridas, próteses ósseas, cirurgia ortopédica reconstrutiva, dispositivos cardíacos, cateteres e aparelhos cirúrgicos.
Lansdown, Alan B G. “Silver in health care: antimicrobial effects and safety in use.
O avanço da tecnologia permitiu o desenvolvimento de prata ionizável agindo como catalisador absorvendo o oxigénio e matando dessa forma as bactérias, e é aplicado em tecidos e produtos de cuidados de saúde e contexto hospitalar.
A garrafa Diedra é a aplicação deste conceito a produtos de consumo, como o das garrafas que todos usamos, deixando de ser uma tecnologia usada apenas em contexto hospitalar.
Ping Price
Na guerra dos preços, a procura por produtos mais baratos pode-se tornar uma guerra perdida para muitos. A abertura ao online do retalho alimentar, e o aparecimento de sites comparadores de preço vieram transformar a forma como o consumidor escolhe o local de compra.
Ao fim de alguns anos de utilização de compras online, e salvo exceções, já todos percebemos que o mesmo produto pode ter preços diferentes entre retalhista, ou até mesmo entre lojas dentro da mesma cadeia de retalho. O que ainda não estamos a conseguir é tirar partido desta informação. Ou porque temos de ter 3 ou 4 sites abertos ao mesmo tempo, ou um casal divide-se entre 2 lojas de retalho alimentar e troca mensagens e chamadas para avaliarem onde há produtos mais baratos.
A Ping Price vem dar resposta a esta necessidade, mas de uma forma imediata. Através da leitura de código de barras do produto, é possível ver na hora qual o retalhista onde aquele produto é mais barato.
Um artigo recente do portal Logística Moderna mostrava o impacto da pandemia na transferência do volume de vendas para o online.
Apesar de se terem registado subidas em vários segmentos de e-commerce, foi o ramo dos produtos alimentares que se destacou, crescendo de 19,5% em 2019, para 56,1% em 2020.
Logística Moderna
O regresso às compras presenciais nos retalhistas alimentares está a regressar, mas já todos têm noção de que poucos são os que compram sem antes comparar preços.
The Happy Turtle Straw
Todos já vimos imagens de tartarugas com palhinhas presas nas narinas levando à sua morte por deficiência respiratória.
Com a conscientização da necessidade de redução de resíduos com tempo de vida útil reduzida, e com a importância de garantir o correto tratamento dos resíduos para que estes não acabem no mar, a The Happy Turtle Straw oferece mais uma solução com recurso a matérias-primas orgânicas.
Estamos a falar de palhinhas produzidas com arroz, batata e tapioca. Mesmo tendo alguns pontos desfavoráveis no que diz respeito ao uso em bebidas quentes ou até mesmo o custo, estas palhinhas, segundo a start-up, superam as alternativas existentes.
Esta é mais uma solução para quem não consegue sobreviver sem o uso de palhinhas ou não usa palhinhas metálicas reutilizáveis.
AdScanner
A personalização de publicidade à pessoa que a esta a ver de acordo com a sua idade, género, ou interesses, não é uma coisa nova no mundo digital. Muito graças aos tão chamados cookies que registam o que nós vemos.
Na realidade offline, não é novidade a utilização de localização de telemóvel e sinais Bluetooth, por exemplo, para emissão de campanhas de marketing personalizadas, ou apresentação de publicidade digital.
Mas na TV, as análises de visualização mostram dados unitários de reach sem que possamos saber as características identitárias de quem as está a ver.
A AdScanner vem dar uma resposta a esta necessidade. Através de uma solução de análise e tratamento de dados e leitura de ecrã, é possível ligar a visualização de publicidade à pessoa que a está a ver no momento e daí tirar dados que nos permitam compreender, por exemplo, reações à publicidade, duração da visualização, e até em tempo real, transpor aquela publicidade que está a ser visualizada para os meios digitais para que o consumidor que passe para o telemóvel seja impactado com a mesma campanha que está a passar na TV.
Digno de filme futurista, esta é uma solução em consumo por 50 marcas ao momento, e que pode vir a transformar a forma como as marcas nos conhecem.
Modatta
Milhões de dados pessoais e de comportamentos online são partilhados com empresas de todo o mundo com o objetivo de te apresentar publicidade e produtos que gostas. Muitas vezes sem saberes a quantidade e o detalhe dessa informação.
A startup portuguesa Modatta vem ajudar no controlo dessa partilha, permitindo não só dimensionar o detalhe dos dados a partilhar, mas ainda compensa financeiramente por essa partilha. Coisa que tradicionalmente acontece sem compensação.
Mesmo que esta solução não impeça a partilha de dados no online através dos cookies para as mesmas marcas que estamos a passar mais detalhes pessoais, é pelo menos uma visão que se está a tornar uma tendência: A venda de dados pessoais pelos seus proprietários.
Focus Pocus
A pandemia Covid-19 trouxe muitas transformações na forma como trabalhamos remotamente, mas mais ainda teve um impacto exponencial no setor da educação. Principalmente pelo fator de distração elevada a que os alunos estão sujeitos num ambiente de educação remota.
A Focus Pocus com recurso a inteligência artificial usa a câmara do computador para identificar momentos de distração e aciona alertas para que o estudante possa recuperar a atenção e prosseguir com o estudo.
Cada vez mais vemos o uso de sensores e camaras para avaliação de comportamento, e neste caso o uso é no sentido de gerar alertas. O futuro irá manter esta tendência de utilização deste tipo de software e o recurso a inteligência artificial na análise comportamental, por isso é sempre interessante e importante mantermo-nos a par do que é feito neste campo.
Awaytomars
Presente em várias edições da Lisboa Fashion Week, e já aqui falado no blog no âmbito da cobertura feita do evento, a plataforma Away to Mars recolhe ideias e propostas em cocriação com artistas a nível global e transforma-as em peças comercializáveis agrupadas em coleções à venda na sua plataforma online.
All the submissions are evaluated fairly and equally by the public. Submitters receive feedback from both the general public and peer designers through our unique co-creation board that allows the community to give feedback and help to improve the designs.
Away to Mars
City Robotics
A procura por soluções para higienização de espaços de forma constante ao longo do dia entrou na vida das empresas como uma avalanche e muitas não conseguiram acompanhar os custos, ou até mesmo as empresas especializadas em limpezas de espaços não conseguiram dar resposta a todos os pedidos por limitação de recursos.
Mantendo-se a necessidade no futuro de garantir que os espaços comerciais e empresariais se mantêm higienizados, e dando resposta ao aumento de custos, aumento de resíduos provenientes de limpeza, ou até mesmo à sobrecarga das empresas especializadas, a aplicação de soluções robotizadas está a ser uma oportunidade única na penetração deste tipo de produtos no mercado.
A City Robotics usa um robot equipado com luz UV que permite a higienização de superfícies em grandes espaços garantindo eliminação de 99,9% da eliminação de agentes patogénicos em 10 minutos de forma totalmente autónoma.
GenePlanet
A procura pela prevenção de doenças hereditárias tem vindo a crescer com o mercado a oferecer soluções com o objetivo de dar resposta com recurso a analise genética.
A GenePlanet responde com um serviço que permite a análise total de ADN com informação que permite-nos identificar a nossa predisposição de estilo de vida permitindo-nos acertar os nossos hábitos diários com melhorias na saúde e bem-disposição.
Aprender sua resposta ao estresse e sensibilidade, sono e traços de caráter capacita você a lidar com os desafios diários e ter o melhor desempenho. Saiba quais atividades esportivas se alinham melhor com as preferências naturais do seu corpo. Use-os para atingir seus objetivos e bem-estar contínuo
GenePlanet
Acresce a análise genética de saúde que irá permitir identificação de predisposição para doenças e consequente possibilidade de acompanhamento, controlo e prevenção.
Conhecer o risco genético de doenças coloca o poder da prevenção em suas mãos. Proteja sua saúde com prevenção oportuna e personalizada.
GenePlanet
Havendo uma análise completa do ADN, coisa que não acontece com as marcas concorrentes, a GenePlanet entrega ainda o mapa ancestral.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimento científico, está hoje disponível a possibilidade de nos conhecermos como nunca e compreender a nossa futura saúde.
MyCareForce
A escassez de recursos humanos na área da saúde tornou-se um tema de debate constante devido à pandemia Covid-19. E mesmo antes eram claros os constrangimentos gerados pela migração de profissionais de saúde do setor público para o setor particular.
A startup portuguesa MyCareForce apresenta-se como solução para a gestão de recursos unificada para os 2 setores. Através de alocação de recursos em blocos de turnos, pretende-se fornecer uma gestão fácil e eficaz na alocação de recursos.
Desde consultas online, utilização de aplicações (apps) e wearables como modo de prevenção, informação e até de diagnóstico, digitalização de processos e do histórico clínico, cuidados domiciliários e de proximidade, a medicina personalizada, a internet das coisas… são muitas as tendências e transições que já estão a acontecer, em Portugal e em todo o mundo.
MyCareForce