No mês de novembro, a saúde do homem está em destaque, através do movimento movember – que junta as palavras moustache (bigode) e november (novembro) – e que pretende sensibilizar para a saúde física e mental masculina. Dois dos grandes temas são as condições como a disfunção erétil e as alterações ejaculatórias. No entanto, frequentemente, não recebem a atenção necessária devido ao estigma ou à falta de informação. Sabia que é possível prevenir e tratar estas condições – e ainda recuperar qualidade de vida e confiança?
A disfunção erétil é caracterizada pela incapacidade persistente de atingir ou manter uma ereção adequada até completar a atividade sexual. É uma condição mais comum do que se pensa e pode afetar homens em diferentes fases da vida, sendo que a prevalência aumenta com a idade.
As causas da disfunção erétil são de natureza diversa. Nos homens mais jovens tende a estar relacionada com ansiedade, stress ou insegurança. Enquanto nos homens com mais idade está associada a doenças vasculares, alterações hormonais ou diabetes.
As disfunções ejaculatórias ocorrem quando há dificuldade em controlar o momento da ejaculação, afetando a satisfação sexual. As perturbações de ejaculação incluem a ejaculação prematura, ejaculação retrógrada e a ausência total de ejaculação, sendo a mais frequente a ejaculação prematura, que afeta cerca de um em cada três homens portugueses.
A ejaculação precoce envolve a ejaculação antes da penetração vaginal ou menos de um minuto após esta, sem que o homem a consiga atrasar. A causa pode estar associada a hipersensibilidade do pénis e a fatores psicológicos, como ansiedade de desempenho ou baixa autoestima.
A ejaculação retrógrada refere-se à ausência total ou parcial de ejaculado, enquanto na ausência de ejaculação não há de todo emissão de ejaculado durante o orgasmo. Pode ter várias causas, sendo duas das mais comuns os níveis baixos de testosterona e o avançar da idade.
Para a resolução destas disfunções sexuais é fundamental não só consultar o médico de família, para um diagnóstico e encaminhamento adequados, como também o diálogo aberto com a(o) parceira(o).
Comece hoje a adotar as medidas da Checklist de saúde sexual masculina. Não se deixe vencer pelos tabus: vença-os em nome da sua saúde!
Checklist de saúde sexual masculina:
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Praticar exercício físico regularmente;
- Cessar o consumo de tabaco;
- Moderar o consumo de álcool;
- Evitar o consumo de substâncias recreativas;
- Evitar situações de stress e ansiedade;
- Cuidar do peso corporal e da saúde cardiovascular;
- Promover um sono adequado;
- Ter uma vida sexual ativa e segura;
Consultar o médico de família com regularidade.
Disclaimer: Aconselhamento Médico e Responsabilidade
O conteúdo deste artigo é apenas para fins informativos e educativos. Não substitui aconselhamento médico profissional. Recomenda-se consultar um profissional de saúde qualificado para questões específicas de saúde. O blogue Mercado do Homem e o seu Autor não assumem qualquer responsabilidade por eventuais consequências resultantes da utilização das informações fornecidas neste artigo.