fbpx
roomba i7 review

Roomba i7: A review que precisas ler sobre este aspirador robot da iRobot

parceria irobot

Se estás à procura de um aspirador robot, estás a ficar confuso com as opções, e não tens a certeza de se estás a fazer um bom investimento, esta review é para ti. Testei o Roomba i7 da iRobot e depois de leres o que tenho a dizer não vais ter dúvidas da tua decisão.

Depois algum tempo a usar o Roomba Serie 600, sobre o qual fiz a review O verdadeiro motivo pelo qual um Robot Roomba é tudo o que um homem precisa na vida (mercadodohomem.pt), a iRobot pediu para eu testar o Roomba i7.

Se eu te disser que é um “upgrade”, um “modelo acima”, um robot “mais recente”, estou a mentir. o Roomba i7 é muito mais do que isso. É um mundo à parte em comparação com a série 600. E neste artigo vais conhecer tudo sobre ele.

O que é que o Roomba i7 tem que os outros não têm?

Podíamos fazer uma espécie de batalha de vantagens e desvantagens, ou uma daquelas tabelas comparativas entre aspiradores robots. Mas nunca iríamos conseguir fazer uma comparação 100% real. Uns têm umas coisas outros têm outras. Aquilo que vou apresentar aqui é o porquê de o Roomba i7 ser o mais inteligente do mercado, e o benefício real para nós consumidores quando procuramos um aspirador robot.

Quando procuramos um aspirador robot, na verdade procuramos algo que nos devolva tempo. Ou seja, procuramos algo que de alguma forma não precise de nós para fazer o nosso trabalho. E de preferência que o faça bem. Caso contrário vamos estar a gastar tempo a corrigir o trabalho que era suposto já não estar sobre os nossos ombros.

Por esse motivo o que procuramos é automatismo. O nível de automatismo e eficiência é o que faz divergir os preços nestes equipamentos. E a vontade que temos em reaver o tempo usado na limpeza da casa, é o que vai definir o nível de investimento que queremos fazer neste tipo de equipamentos.

Autonomia “Ilimitada”

Uma das primeiras diferenças sobre a maioria dos aspiradores robot é o da autonomia. O Roomba i7 tem um sistema de auto carregamento que permite regressar à base a cada 75min de trabalho, e assim que está pronto, continuar a partir do lugar de onde parou. Ou seja, independentemente do tamanho da casa, o Roomba i7 limpa tudo. E se tivermos o sistema de Descarga Automática Clean Base, são meses de casa limpa sem precisarmos de mexer no aparelho.

Nem todos os pisos são iguais

roomba i7 review
roomba i7 review
roomba i7 review

Quando aspiramos com um equipamento manual, a forma como aspiramos um tapete é diferente da aspiração do mosaico da cozinha e do parquet do quarto. O Roomba i7 também sabe isso. Como? Através de um sensor que adapta a aspiração ao tipo de superfície onde se encontra. Desta forma a eficiência na limpeza é muito superior face a equipamentos que não têm esta funcionalidade.

Um robot tem se ser Smart

Se estamos a falar de um robot, então, ou é realmente um robot com toda a “inteligência” que o caracteriza, ou então é um aparelho que finge ser robot. Ou é ou não é. E uma das grandes vantagens de se ter um Roomba i7 é o facto de estarmos a falar de um robot a sério.

Este equipamento, aliás, este Robot (com R grande) tem tudo o que precisamos para passar ele a ser o responsável pela limpeza da casa.

Espaços e Zonas

roomba i7 review

Assim que o robot tiver o mapeamento pronto para ser configurado é possível:

  • Definir limites entre áreas
  • Identificar Áreas
  • Identificar zonas específicas manualmente

Em relação à identificação de zonas, o robot ao fim de algum tempo começa a reconhecer alguns objetos e a sugerir identificação de zonas. Como é o caso da bancada da cozinha e a Mesa de Jantar. Apenas a zona da caixa de areia fui eu que defini para que ele limpe aquela zona onde o meu gato deixa mais areia quando sai da caixa das necessidades. E sim eu tenho um tapete de retem as areias à saída da caixa dele, e sim o Roomba i7 passa por cima do tapete e também o aspira.

Agendamento Detalhado

roomba i7 review

Com o Roomba i7, não só passa a ser possível agendar limpezas regulares a áreas específicas da casa, como é possível agendar limpeza de zonas dentro de determinada área.

No meu caso, como eu passei a ter o Roomba na cozinha, passou a ser muito óbvio que a limpeza agendada iria tornar a minha cozinha num espaço muito mais limpo de detritos. Não só da areia do gato, mas também de resíduos que possam cair no chão durante a confeção de refeições ou, como é um espaço onde se entra assim que vimos da rua, acabamos por trazer sempre alguma sujidade nos sapatos.

Portanto o agendamento com este nível de detalhe é de facto um dos fatores decisivos no momento de escolher um bom aspirador Robot.

Ordenação de Limpeza

roomba i7 review

Se a identificação de espaços e zonas já é por si um detalhe importante na forma como gerimos a limpeza da nossa casa, o facto de podermos ordenar a sequência da limpeza é a cereja no topo do bolo.

Muitas vezes eu inicio o Roomba e coloco a ordem pela qual eu tb vou limpar e arrumar as areas. Por exemplo, começo pelo quarto principal, depois casa de banho, depois sala, depois o outro quarto, etc. e o Roomba vai atrás de mim a dar o toque final com a aspiração.

Melhor do que isto é que se tivermos uma Braava Serie M, atrás do Roomba pode ir a mopa lavar o chão. Acho que não preciso de dizer mais nada.

Vídeo Review IGTV

Para os que me seguem no Instagram e Facebook já puderam assistir ao meu primeiro vídeo de review/unboxing do Roomba i7.

Se não seguem, passem a seguir @mercadodohomem no IG, Facebook e Twitter e fiquem a par de tudo em primeira mão.

Smart Home e Google Assistant

Para quem adquirir um Roomba i7 da iRobot vai ter acesso a um equipamento completamente preparado para todas as configurações de IFTTT, Google Home, entre outras plataformas.

Nível de pólen no ar

Sim. É possível configurar o Roomba para quando houver um nível elevado de pólen no ar ele efetuar mais limpezas e desta forma reduzir a permanência de pólen no chão da casa. O facto de ter um filtro HEPA ajuda na retenção de partículas que podem causar alergias. Incluindo alergénios de gatos e cães.

Pausa na limpeza para atender chamadas

É possível também configurar o sistema de Smart home para que quando receber uma chamada o Roomba i7 pare de funcionar para que não exista ruído de fundo.

Hey Google

Se antes podia ativar o Roomba pelo telemóvel para limpar a casa, agora nem preciso de me mexer. Como tenho o sistema Google Home em casa, basta dizer “Hey Google, aspirar sala” e ele sai da dock direto à sala, aspira e volta para a dock.

Observações finais

Vai ao site da iRobot, compra um Roomba e VIVE A VIDA sem perderes tempo a limpar o chão.

Roomba i7

Roomba i7
4.7 5 0 1
Depois de leres este artigo espero que deixes de pensar que todos os aspiradores robots são iguais. Agora que já conheces o Roomba i7 e que conheces as funções que fazem deste "O" verdadeiro aspirador robot do mercado, não vais ter dúvidas sobre o que adquirir para limpar a casa depois de jantares, aniversários, confetes de ano novo, ou migalhas de pão que a tua filha espalha pelo tapete da sala. Sim. A Emma é pró em espalhar migalhas de pão por todo o lado. Pão, arroz, peixe, sopa... mas agora já nem me levanto. Apenas digo: "HEY GOOGLE, Aspirar Sala." Vai ao site da iRobot, compra um Roomba e VIVE A VIDA sem perderes tempo a limpar o chão.
Depois de leres este artigo espero que deixes de pensar que todos os aspiradores robots são iguais. Agora que já conheces o Roomba i7 e que conheces as funções que fazem deste "O" verdadeiro aspirador robot do mercado, não vais ter dúvidas sobre o que adquirir para limpar a casa depois de jantares, aniversários, confetes de ano novo, ou migalhas de pão que a tua filha espalha pelo tapete da sala. Sim. A Emma é pró em espalhar migalhas de pão por todo o lado. Pão, arroz, peixe, sopa... mas agora já nem me levanto. Apenas digo: "HEY GOOGLE, Aspirar Sala."
4,7 rating
4.7/5
Total Score
  • Preço / Qualidade
    4,0 rating
    4/5 Good
    O valor pode ser acima da média dos aspiradores robot. No entanto é preciso ter em consideração todas as funções que este oferece em comparação com os equipamentos de valor mais baixo. A forma como se usa um aspirador robot é determinante na eficácia que podemos obter no uso. Este tipo de equipamento é para manter a casa limpa ao longo da semana. Mas não move objetos. O que significa que é importante complementar com uma limpeza em locais de difícil acesso, recorrendo a um aspirador não robot. Mas essa aspiração será muito espaçada no tempo depois de se adquirir um aspirador robot.
  • Design
    5,0 rating
    5/5 Amazing
    O design do aspirador robot e a própria dock de carregamento permitem colocar o robot por baixo de uma estante, escondido. Apenas damos conta dele quando ele sai para aspirar. Não ocupa espaço se encontrarmos o local perfeito para o colocar.
  • Tecnologia
    5,0 rating
    5/5 Amazing
    A iRobot é a marca que melhor tecnologia oferece nos seus equipamentos. O Roomba i7 é exemplo disso mesmo. Analise de espaços com recurso a câmara, a identificação de objetos com recurso a inteligência artificial, e a ligação a plataformas que permitem prever picos ambientais de pólen sugerindo uma maior frequência na limpeza dos espaços, torna este equipamento perfeito para quem não quer pensar mais em limpeza.

Prós

  • Identificação de Objetos
  • Agendamento por zona dos espaços
  • Ordenação no ciclo de limpeza
  • Escovas de borracha reduz a acumulação de cabelos

Contras

  • Necessário voltar a mapear a casa inteira sempre que um espaço é reorganizado
  • Tapetes de pelo curto ficam mais bem escovados com escova de cerdas
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Related Posts
Total
30
Share