Incluído no report da WGSN para 2023 e 2024, os skinimalists procuram rotinas rápidas de executar e produtos multi função. Esta rotina dá resposta a isso mesmo.
O primeiro passo para termos uma rotina de cuidado com a pele da nossa cara é escolher a rotina certa. Não vale a pena comprarmos produtos, e passado umas semanas começarmos a parar de usar um produto, depois deixamos de usar dois produtos, e quando damos conta já não estamos a fazer nenhuma rotina e os produtos estão na prateleira a passar da validade.
Esta rotina que eu adotei começou com a minha preocupação com as olheiras e acredito que é importante encontrar um ponto chave que motive a começar uma rotina. Achei que tinha de as reduzir uma vez que, olhando para o espelho, era a parte da cara que se destacava mesmo não estando num estado muito crítico.
E aqui começou a minha procura.
Queria ter uma rotina muito simples, produtos acessíveis e que fossem fáceis e rápidos de aplicar. Não queria perder o foco por falta de paciência, muitos passos, muitos produtos, e como eu tenho uma pele mista, não gosto de produtos muito gordurosos. Ao mesmo tempo queria tornar a pele mais uniforme, menos manchas, controlar a oleosidade, e ter uma cara com melhor aspeto do que tinha antes. Por isso quanto mais coisas um produto fizer, menos coisas uso, menos passos tem a rotina, e mais rápido é executar.
Após muita pesquisa, perguntas a especialistas (Obrigado Ricardo Rodrigues), e análise de preços, cheguei a um conjunto de produtos que estou a usar há 2 semanas e que ainda mantenho tanto de manhã como à noite. E por ver resultados, e as pessoas repararem nos resultados, me dá mais vontade de continuar.
Esta rotina tem 4 passos de manhã e 3 à noite!
Desafio! Vejam todos os passos que vos apresento e pensem quando tempo acham que eu demoro a fazer isto tudo. No final de cada rotina eu digo quantos minutos eu gasto. Dica: é escandalosamente pouco tempo.
Rotina Manhã
Passo 1 – Lavar a cara
Não vale a pena passar este passo. Limpar a cara da porcaria acumulada é obrigatório. Caso contrário a sensação e os resultados não vão valer a pena. Além de que vamos estar a entulhar a pele com porcaria e o resultado é desastroso.
No meu caso escolhi a barra Nívea Naturally Clean Exfoliante que não só tem uma fórmula sem sabão e adequada ao ph da pele, como ajuda no controlo do brilho e limpa a pele em profundidade. Além do mais, mais prático e ecológico do que um produto sólido não há.
Não uso diretamente na pele, mas sim esfrego nas mãos e lavo a cara.
Semanalmente uso o mesmo produto para fazer esfoliação com recurso ao Foreo Luna Mini.
Custa entre €3,94 e €5,70 e podem encontrar na Primor (Ubbo), Notino, ou Continente.