Dos vários formatos de ambientadores de casa, nem todos são os ideais para todos os espaços.
Em casa existem várias fontes que levam a que o cheiro dentro da casa possa não ser a melhor. O cheiro de cozinhados, o cheiro de animais, o cheiro de trocas de fraldas, o próprio cheiro da rua que entra em casa quando abrimos as janelas para arejar. E já para não falar no nosso próprio cheiro, seja a própria respiração ou perfumes que misturamos ao longo do dia entre as várias pessoas da casa.
As opções para melhorar o cheiro da casa são muitas. Velas, difusores de aroma, óleos essenciais, ambientadores manuais, ambientadores automáticos, ambientadores de armário.
A verdade é que já experimentei de tudo. E quando é preciso eficácia só os difusores e ambientadores tomam o lugar de destaque.
E destas duas eu prefiro as opções automáticas. Só desta forma posso ter a certeza de que a casa mantém um aroma agradável e não há lugar a esquecimentos. Tanto os difusores elétricos como os ambientadores spray são as duas mais adequadas.
Mas nem todos servem para todos os locais.
Quartos e Cozinha
Não usem ambientadores para quartos. Para dormir queremos um ar o mais limpo possível. Abram as janelas todos os dias de manhã, deixem a cama aberta, e fechem tudo no final da manhã. Podem se necessário usar um desumidificador, ou até um purificador de ar elétrico. Nos quartos, principalmente no interior dos roupeiros, podem usar ambientadores de armário, que pelas suas características de funcionamento nunca vão impactar na generalidade o ar do quarto.
Nas cozinhas, um dos locais que mais odores produz, acrescentar um cheiro só vai piorar. A ideia será sempre ligar o exaustor, ou até trocar por um com melhor desempenho, e abrir a janela.
Sala e Entrada
A sala e entrada tem uma particularidade. É por norma os primeiros locais onde recebemos visitas ou onde passamos a maioria do tempo. Por isso é importante um ambientador que seja possível regular para não exceder na presença de poucas pessoas, mas que possamos aumentar a frequência na presença de mais pessoas ou durante festas, ou jantares.
Ambientador Air Wick Freshmatic White Flowers
Esta é a minha escolha. Por mais que experimentemos opções diferentes, acabamos sempre por voltar a esta solução. Cada recarga dura 70 dias e o ambientador tem 3 níveis para podermos regular a frequência de cada spray.
Casa de Banho
De todos os locais da casa, uma casa de banho tem de ter cheiro a limpo. E não estou a falar do que fazemos lá, mas principalmente dos cheiros que vêm dos esgotos. Principalmente casas de banho interiores só com exaustor de ar. É muito difícil garantir um ambiente com um cheiro agradável quando há tantas coisas que podem causar a acumulação de odores e criar um ambiente desagradável a quem lá vai.
No que toca a truques para reduzir os cheiros, existem muitos truques passando pela redução de humidade, e passando pelo fecho de todos os ralos com as respetivas tampas.
No que toca a dar um cheiro mais agradável, queremos algo que seja constante. Principalmente porque sendo uma zona mais pequena, e fechada, o cheiro espalha-se pela área de forma mais rápida.
Difusor Elétrico Air Wick Botanica Fresh Pineapple & Tunisian Rosemary
Aqui a minha solução passa por um difusor elétrico. Este difusor elétrico da Air Wick da coleção Botanica, tem 5 níveis de intensidade, e dura 120 dias na intensidade mínima. O melhor desta coleção é que é composta por ingredientes naturais de origem responsável, garantindo o uso de fontes sustentáveis.
Outra característica interessante destes difusores é que têm uma ficha rotativa que garante que o frasco se mantém sempre na vertical. Como é obrigatório que seja.
O que acham destas soluções? O que usam nas vossas casas?