A escolha de sapatilhas é muito mais do que design e amor à marca. Pode ter impacto positivo ou negativo na saúde motora. Estes são 6 modelos adequados para pronação e supinação.
Na hora de escolher um bom par de tênis, vários fatores devem ser levados em consideração, como o tipo de atividade para a qual você os usará, o formato e a marcha do pé e suas preferências pessoais.
É importante saber que o pé é uma estrutura complexa, com 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 músculos, tendões e ligamentos. Essas estruturas trabalham juntas para fornecer suporte, estabilidade e propulsão, e qualquer pequena alteração em sua função pode ter um grande impacto em seu conforto e desempenho.
Por exemplo, se você tiver um arco alto, pode precisar de mais apoio na entressola do sapato, pois um arco alto pode causar pronação excessiva, que é o rolamento do pé durante o ciclo da marcha. A pronação excessiva pode causar estresse no lado medial (interno) do pé e na parte inferior da perna, levando a dor, inflamação e lesões.
Por outro lado, se você tem pé plano, pode precisar de mais amortecimento, pois o pé plano pode causar supinação, que é o rolamento do pé durante o ciclo da marcha. A supinação pode causar estresse na parte lateral (externa) do pé e na parte inferior da perna, causando dor, inflamação e lesões.
Também é importante considerar o tipo de atividade para a qual você usará o tênis, pois diferentes atividades exigem diferentes demandas do pé e do sapato. Por exemplo, correr requer sola mais durável e mais absorção de choque, enquanto caminhar requer mais flexibilidade e mais tração.
Supinação
A supinação, também conhecida como subpronação, é uma condição de marcha em execução na qual o pé não rola para dentro o suficiente durante o ciclo da marcha. Isso pode levar a uma menor absorção de choque e aumento do estresse nos pés e nas pernas, o que pode causar dor e lesões. Em geral, as pessoas com supinação têm pés mais rígidos e não se adaptam bem às mudanças de superfície. Para resolver isso, sapatos com suporte e amortecimento adicionais são recomendados para ajudar a absorver o choque e proteger os pés e as pernas.
Pronação
A pronação excessiva é uma condição comum do pé em que o arco de uma pessoa cai excessivamente para dentro e seus pés rolam muito para dentro a cada passo que dão. Isso pode levar a dor, desconforto e lesões nos pés, tornozelos, joelhos e pernas. A pronação excessiva geralmente é causada por pés chatos ou arcos fracos e pode ser tratada com órteses, sapatos de apoio ou fisioterapia.
Supinação
Neutro
Pronação
Para ajudá-lo a escolher um bom par de tênis, você pode usar os seguintes critérios como guia:
- Ajuste: o sapato deve ficar justo, mas não muito apertado, ao redor do calcanhar e no meio do pé, e ter espaço suficiente para os dedos dos pés se moverem livremente. O sapato não deve escorregar ou deslizar quando você anda ou corre e não deve causar pontos de pressão ou bolhas.
- Flexibilidade: O sapato deve dobrar e torcer facilmente na planta do pé, onde os dedos se dobram. O sapato não deve ser muito rígido nem muito macio e deve permitir uma amplitude de movimento natural.
- Tração: O sapato deve ter boa aderência em várias superfícies, como calçada, concreto, grama, cascalho e lama. O sapato não deve escorregar ou deslizar e deve proporcionar estabilidade e confiança.
- Suporte: o sapato deve fornecer a quantidade certa de suporte para o formato do pé e a marcha, como suporte do arco, contraforte do calcanhar e recursos de estabilidade. O sapato não deve causar ou piorar nenhum problema nos pés ou nas pernas e deve aumentar seu conforto e desempenho.
- Durabilidade: O sapato deve ser feito de materiais de alta qualidade, e deve ser capaz de suportar o desgaste de sua atividade. O sapato não deve desmoronar ou se desgastar rapidamente e deve agregar valor ao seu dinheiro.
Existem muitos estudos científicos realizados sobre tênis, como seu impacto na saúde dos pés e pernas, sua influência no desempenho e sua eficácia na prevenção de lesões.
- Um estudo da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos descobriu que os tênis com sola rocker bottom (uma sola curva que promove o movimento para a frente) podem reduzir o risco de osteoartrite do joelho em adultos mais velhos que andam com frequência.
- Um estudo da University of South Australia descobriu que tênis com salto de 12 milímetros (a diferença de altura entre o calcanhar e o dedo do pé) podem reduzir o risco de tendinite de Aquiles em corredores recreativos.
- Um estudo da Universidade de Utah descobriu que tênis com design mínimo (um sapato com pouco ou nenhum recurso ou suporte adicional) podem melhorar o equilíbrio, a propriocepção e a ativação muscular em adultos saudáveis.
Para ajudar, estes são 5 modelos que têm características que podem ser os mais indicados de acordo com a característica de locomoção.