fbpx
websummit 2016

WebSummit 2021: Sessões a não perder

O WebSummit volta ao seu formato presencial e de tantas sessões, às vezes não é fácil escolher. Esta é a lista de sessões que não podes perder neste evento!

Ao longo dos 3 dias de evento, o Websummit reforça a abordagem a temas sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nas empresas e nas pessoas. A transferência para o digital, a privacidade no digital, e o trabalho remoto, são temas que estão abordados de forma transversal em todos os palcos e sobre os quais se pretende dar uma avaliação das abordagens feitas no momento da pandemia, mas principalmente respostas sobre como se desenha um futuro mais digital, tecnológico e com um paradigma de trabalho completamente transformado.

Existem muitas discussões em cima da mesa sobre o melhor modelo de trabalho: 100% presencial, 100% remoto, e o tão aclamado modelo híbrido. A verdade é que se no início muitos reclamaram de trabalhar a partir de casa, hoje em dia são muitos os que perceberam as vantagens de um modelo de trabalho remoto. Mas será que os gestores estão prontos para gerir equipas remotamente? Será que as empresas conhecem todas as vantagens e desafios dos novos modelos de gestão de pessoas e de trabalho?

A procura por estas respostas está patente nas várias sessões deste ano.

Se por um lado as empresas precisam de reorganizar-se e ajustar as suas estratégias no digital (How to do your social media marketing right), adaptar a forma de fazer e gerir o marketing (What does it take to be a modern CMO?), é também verdade que é preciso reajustar o modelo de trabalho remoto (Does remote work already need remodelling?) que foi criado de forma demasiado rápida. Principalmente quando percebemos que a probabilidade de passarmos a trabalhar em qualquer lado para qualquer empresa, pode criar oportunidades no recrutamento de trabalhadores qualificados intracomunitários (Offices without borders: How to attract remote talent).

O mundo não estava preparado para uma transformação que se vinha a discutir em conferências de nicho ou que vinham sendo apresentadas a direções executivas em formato de propostas a longo prazo. A transformação foi feita em 1 semana em muitos casos. E agora é preciso arrumar as ideias, arrumar as estratégias, e perceber que regressar aos modelos de trabalho e gestão pré-pandemia é um contrarrelógio para ver quem fica mais abaixo no ranking da competitividade.

Agenda Websummit 2021

2 de Novembro

Websummit 2019

Opening Remarks

09:45

Centre Stage

No regresso do Websummit à sua versão presencial, o tradicional arranque oficial é de presença obrigatória. Não só porque é crucial perceber quais são as principais melhorias e ajustes no contexto pandémico, mas também por ser o momento ideal para que Paddy Cosgrave, diretor da Websummit, partilhe algumas novidades sobre o futuro do evento.

Tom Keiser CEO Hootsuite

How to do your social media marketing right

10:25

PandaConf Stage

Negócios em todo o mundo viram-se obrigados a transferir o seu ponto de venda para a internet. E quem já tinha loja online sentiu as dificuldades técnicas e de gestão quando o volume de transações e acessos disparou. Mas estar online e usar as redes sociais num contexto de pressão acaba por levar a uma utilização imperfeita. Esta sessão com Tom Leiser, CEO da plataforma de gestão de redes sociais Hootsuite, é o momento perfeito para que PMEs possam reorganizar o seu negócio para usarem as redes sociais de forma mais eficiente.

Jessica Spence President of Brands Beam Suntory

What does it take to be a modern CMO?

10:45

PandaConf Stage

A transformação digital nos últimos anos aconteceu de forma transversal em todos as áreas de organizações em todo o mundo. Torna-se, portanto, crucial alinhar as melhores estratégias no que diz respeito aos responsáveis de marketing para que seja possível, não só executar as melhores abordagens nos diferentes canais de comunicação digitais, mas também as melhores tecnologias que iram permitir as melhores análises, criações de customer journeys, e melhores relações com clientes. Esta sessão com Jessica Spence, President of Brands da Beam Suntory (bebidas), irá dar uma visão sobre como os CMOs se podem transformar na forma de agir e de trabalhar para dar resposta aos desafios atuais.

Nancy Dubuc, CEO da Vice Media

How predicting culture leads to performance

15:15

PandaConf

A partir do momento em que as organizações se movem para o digital, o alcance de clientes de todo o mundo gera um novo desafio na forma como comunicar com diferentes culturas e sociedades. Nancy Dubuc, CEO da Vice Media que trabalha há décadas o tema da cultura, comportamentos de consumo, sociologia e antropologia nas marcas, é a pessoa ideal para nos dar as bases do que precisamos de ter em atenção no que diz respeito a relacionar com consumidores/clientes com diferentes culturas.

Alessandra Galloni Editor-in-chief Reuters

Inside a news powerhouse

16:50

Fourth State Stage

Reuters é uma das maiores e mais prestigiadas agências de notícias do mundo e nem por isso escapa à transformação digital, migração de audiencia entre plataformas digitais, e a contínua procura por conteúdos jornalísticos de qualidade, relevância e independência. Alessandra Galloni, Editor-in-chief, vem dar a sua visão de que forma é possível garantir a relevância e qualidade, e ao mesmo tempo manter uma receita financeira que permita desenvolver projetos jornalísticos de destaque.

3 novembro

Catherine Keogh da Kerry Group

The future of brand building

10:20

PandaConf Stage

Quando entramos numa era de transformação de sociedade, de comportamentos, de consumo, de digitalização, de alteração de pensamentos, as transformações reacionárias nos negócios são por vezes mais comuns do que se pretende. Mas nem sempre é fácil a preparação e perspetivação do que será uma marca no futuro e de que forma pode ela também se transformar e acompanhar a sociedade em que está inserida. Catherine Keogh da Kerry Group, Gonzalo Brujó da Interbrand e Miriam Plon Sauer da AKQA, juntam-se para falar sobre a forma como se no futuro as marcas se devem construir e se transformar.

Ayọ (fka Opal) Tometi, co-fundadora do movimento Black Lives Matter

Black Lives Matter: Revolution v reform

11:15

Centre Stage

O movimento #BlackLivesMatter é reconhecido em todo o mundo. Mas ainda há um caminho gigante até que o racismo sistémico e a interiorização e reconhecimento da necessidade da existência deste tipo de causas seja global. Todos conhecem. Todos defendem. Poucos compreendem. Ayọ (fka Opal) Tometi, co-fundadora do movimento Black Lives Matter, vem ao Websummit para que todos ouçam em primeira mão o motivo real da necessidade do movimento e qual é o seu objetivo último.

Brad Smith Presidente da Microsoft

How can we achieve digital equality across the world?

12:35

Centre Stage

Quando a velocidade da digitalização e avanço tecnológico são demasiado rápidos, a literacia digital e o acesso a essa tecnologia criam um espaçamento desigual entre as pessoas e entre sociedades, que têm mais dificuldade em acompanhar. Brad Smith, Presidente da Microsoft, aborda este que é hoje um dos temas mais críticos. Não só no acesso à tecnologia por estudantes de todo o mundo que não têm as condições financeiras para garantir produtividade e acesso ao ensino de forma igualitária, mas também por parte de forças de trabalho que por falta de competências tecnológicas e digitais não conseguem acompanhar as organizações e sofrem quebras na produtividade e no desenvolvimento profissional.

Kevin Guo da Hive.AI

AI and the future of content moderation

13:40

Fullstk Stage

Num mundo digital, a gestão de comentários feitos publicamente tem sido discussão recorrente entre plataformas de redes sociais, governos, e poder judicial. E cada ver é mais urgente uma solução que permita o cumprimento de regras locais, regulamentos das plataformas, e a liberdade de expressão. Kevin Guo da Hive.AI vai mostrar como a implementação de modelos de inteligência artificial podem vir a ajudar a dar resposta a estas questões.

Daniel Sobhani da Freeletics

Are gyms old news?

14:45

HealthConf Stage

Esta sessão é para os amantes de fitness, ginásios e saúde. No meio de uma pandemia percebemos todos a importância do exercício físico. Não só foram criados grupos de treino nas ruas, como foi um dos motivos autorizados durante o confinamento. Além disso ficou claro para muitos que a ida ao ginásio não passava apenas por procurar o corpo definido, mas sim para encontrar uma mente mais saudável, o corpo mais biologicamente funcional, e para nos obrigar a uma pausa de tudo o que se passa à nossa volta. Daniel Sobhani da Freeletics, e Sam Cole da FitXR vêm mostrar como a indústria do fitness e dos ginásios se transformou e questionam se alguma vez voltará ao tradicional pré-pandemia.

Christopher Wylie, Director of Research da H&M Group

Ads, privacy and blockchain

15:15

PandaConf Stage

Numa época em que nunca foi tão importante a gestão de dados pessoais no mundo digital, é imperativo discutir de que forma as marcas, as pessoas e os dados pessoais se vão relacionar no futuro. Christopher Wylie, Director of Research da H&M Group, Carolina Abenante, founder da NYIAX, Brendan Eich, Founder & CEO da Brave, e Diana Lee, Co-founder & CEO da Constellation Agency, juntam-se para dar resposta estas questões.

Sir Martin Sorrell, Founder & Executive Chairman da S4 Capital

Marketing in 2022

15:45

Centre Stage

Depois de anos em que as tendências foram rasgadas, e os comportamentos de consumo foram completamente alterados, ainda conseguimos olhar para 2022 e prever as tendências de marketing? Sir Martin Sorrell, Founder & Executive Chairman da S4 Capital, e Jessica Spence, President of Brands na Beam Suntory, vêm responder a esta questão. E por isso é sessão obrigatória para qualquer pessoa de qualquer indústria.

4 novembro

Jeremy Johnson, Co-fundador & CEO da Andela

Does remote work already need remodelling?

10:10

Remote Stage

Em tudo, quando fazemos de forma reacionária, ou o chamado “em cima do joelho”, em algum momento será preciso repensar, reformular e melhorar. No caso do trabalho remoto também. O mundialmente reconhecido líder em transformação digital Jeremy Johnson, Co-fundador & CEO da Andela, e Kristin Luck, Presidente da ESOMAR, vão nos dar uma visão do que é preciso melhorar, o que falta fazer, e o que precisamos de riscar da equação.

Anthony Marino Presidente thredUP

Resale in 2022: Has second-hand won first place?

10:35

Modum Stage

A compra e venda de produtos em segunda mão já há muito que está no mercado. Desde casas de compra e venda de produtos, carros em segunda mão, a sites especializados como o muito conhecido OLX. A verdade é que as próprias marcas estão a entrar neste movimento de tal forma que pode vir a tornar-se uma grande fatia do negócio. Mas até que ponto este mercado pode crescer? Anthony Marino, Presidente da plataforma thredUP, vem ajudar a perceber qual é o limite.

Hanno Renner CEO Personio

Offices without borders: How to attract remote talent

10:50

Remote Stage

Com a globalização do trabalho remoto, está se a assistir à abertura de um novo espaço para a contratação intracomunitária da europa onde passa a ser possível trabalhar para qualquer empresa em qualquer país. E a partir do momento que passa a ser possível trabalhar para escritórios em França, Itália, Espanha, a partir de Portugal, será que conseguimos reter o talento nacional? E já que podemos ter trabalhadores remotos, será que conseguimos atrair talentos de fora? E será que conseguimos até ter em Portugal trabalhadores estrangeiros a trabalhar para empresas de fora de Portugal? Há muitas questões de facto quando se abre a porta do trabalho remoto intracomunitário. Rita Marques, Secretária de Estado para o Turismo em Portugal, Hanno Renner CEO do sistema de gestão de RH Personio, vão tentar dar resposta a algumas destas perguntas.

Vanessa Stock Co-founder Pitch

Work smarter, not longer

12:05

Remote Stage

A transformação do trabalho não foi apenas no local de trabalho, mas na forma de trabalhar. A colaboração digital foi para muitos uma barreira complexa de ultrapassar, mas que ao fim de 2 anos já se percebe que com as ferramentas certas o resultado é acima do esperado para uma situação de trabalho remoto, e muitas vezes supera os resultados do trabalho presencial. Enquanto muitas empresas cometem o erro de obrigar o retorno ao escritório e retoma dos procedimentos pré-pandemia, há empresas que aprenderam a lição e estão a capacitar os trabalhadores de ferramentas para que estes se tornem ainda mais produtivos e felizes em trabalhar onde quiserem. Vanessa Stock, Co-founder da plataforma Pitch, Vijay Tella, Co-founder & CEO da plataforma Workato, e Joe Atkinson, CTO da consultora PwC, juntam-se para falarem de que forma as empresas podem ganhar muito com a capacitação dos seus colaboradores para trabalharem de forma mais eficiente e em qualquer lugar.

Tinie Tempah

Tinie Tempah: From rap star to entrepreneur

14:20

MusicNotes Stage

Hoje em dia ser músico é muito mais do que trabalhar na indústria da música. É usar o palco para trabalhar em áreas distintas. E para isso é preciso assumir-se uma atitude de empreendedorismo. Tinie Tempah vem contar o seu caso de como entrou em outras áreas fora do mundo da música. Sam Jones, CEO da Gener8 junta-se para falar do que aconteceu depois de ter passado pela versão inglesa Dragons’ Den (equivalente ao Shark Tank).

Marcelo Rebelo de Sousa

The hope as we emerge from the pandemic

16:35

Centre Stage

A tradição é para manter. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal, encerra o último dia do Websummit com uma mensagem de esperança e de visão sobre o que o futuro nos espera. É tradição não perder esta última sessão.

Disclaimer: O Blogue Mercado do Homem poderá receber comissões através do uso de ligações disponíveis nos diversos artigos. Estas comissões não alteram nem acrescem o valor praticado pelas lojas ‘online’ e parceiros. As ofertas e códigos de desconto disponíveis nas parcerias podem ser alvo de alteração sem aviso. Os dados partilhados para o âmbito da Newsletter do Mercado do Homem não são partilhados com entidades terceiras. Consulte a Política de Privacidade.
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo o que se passa no blog!

Consulta a nossa política de privacidade. É enviado 1 email mensal de resumo dos artigos publicados. Na área de gestão, podes editar preferências por tema.

Related Posts
Protected by CleanTalk Anti-Spam