O trabalho em casa ou remoto de qualquer outro local trouxe-nos uma necessidade de recorrer a roupa mais confortável e adaptada a esta nova realidade. E os fatos tradicionais podem não ser a solução. Esta seleção de fatos pretende dar resposta a esta necessidade de mantermos um look mais formal sem perder o conforto.
A conjugação de formal com street wear não é nada novo, mas sempre foi muito questionável e censurado. A questão é que se antes os tecidos borg eram usados exclusivamente em casa, agora estão na rua e são usados desde sobretudos a camisolas. A conjugação entre blazer e camisolas de malha (algumas cardadas) está agora a atingir um novo patamar. Ainda sem cortes atualizados à nova conjugação, mas para lá caminham. E para quem trabalha em casa e no escritório, o conforto de mudar entre looks com apenas o colocar e tirar de um blazer é a solução perfeita.
Outra das conjugações que já é mais usual encontrar é o de blazer com t-shirt. Muitas vezes t-shirts com mensagens. É algo mais aceite na generalidade, mas ainda é possível brincar mais com esta conjugação, principalmente com o uso de padrões no fato, ou na t-shirt. Nunca destaque nas duas peças ao mesmo tempo. E isso aplica-se ao calçado. Nunca é demais recordar que num conjunto, é mais clean e menos complexo o uso de apenas uma peça de destaque. Esse destaque é feito pelo tecido, pelos apliques, pelo padrão, pela cor, mensagem, etc. Por exemplo uma t-shirt com aplicações na frente funciona melhor num blazer e calças sem padrões. Ao mesmo tempo que o uso de um blazer e calças com um desenho mais arrojado ou um padrão mais impactante, funciona melhor com uma t-shirt lisa sem qualquer tipo de destaque.
O confinamento e o home office trouxeram vários detalhes da roupa de casa para a rua, e uma delas foi o uso mais consensual de cintos nos blazers. Uma transposição dos robes que é menos subtil nos sobretudos em tecido borg. Este pode ser um detalhe simples, mas que pode fazer o suficiente para se tornar destaque em relação aos demais conjuntos. E se aplicarmos um tom pastel já muito usado em coleções anteriores, é um dos conjuntos mais confortáveis de usar sem recurso a gravatas, camisas demasiadamente formais e de destaque. O conjunto fala por si.