Quem nunca se deparou com uma casa de banho com azulejos até ao teto e sem suportes suficientes para o que queremos? Estas foram as soluções que eu encontrei. Sem furos.
Quando falamos em decorar uma casa de banho, uma das coisas que procuramos é pontos de fixação. Seja para toalhas, prateleiras, decoração, etc. Mesmo que a casa não seja alugada, o risco de partir o azulejo é grande. Como tal a solução tem de passar por algo que não necessite de furos.
Ventosas
Uma das soluções que eu encontrei foram acessórios com recurso a ventosas. No caso acima são acessórios que comprei no IKEA.
Neste caso usei a gama TISKEN. É toda em branco. Mas existe também a gama IMMLN que tem suportes metalizados.
Existem outras soluções de ventosas, e muita da oferta passa pelas lojas de bairro. Esta abaixo tem uma ventosa comprada numa loja de bairro que usei para pendurar o tapete anti-derrapante do IKEA. Mas também existem ganchos da gama TISKEN.
Cola
Na decoração de uma casa de banho, nem tudo é possível segurar com recurso a ventosas. Devido à dimensão e peso. Foi o que aconteceu com o espelho sobre o lavatório. Onde tinha um ponto de luz e um espelho preso por um parafuso, decidi criar uma tomada tripla e colocar um espelho maior.
A questão é que não poderia colocar parafusos. Até porque na posição em que queria o espelho, os parafusos ficariam exatamente no meio dos azulejos. A solução seria cola.
A escolha da cola teria de ter em conta os materiais a colar, e o facto de ser numa casa de banho. Local onde a humidade poderia degradar a cola com o passar do tempo. Além disso, teria de segurar o espelho na vertical, sobre uma superfície lisa, sem correr o risco de um dia cair.
Encontrei a solução no Leroy Merlin. A PolyMax Branca High Tack da UHU. Este produto, para além de colar todos os materiais, é resistente à água e ainda veda. Num só produto resolvi 2 problemas. Suspender o espelho sem medos devido à elevada resistência, e vedar o interior para não passar vapores nem degradar com a humidade.
Para terminar, alguma decoração para dar alguma graça ao espaço. Não pode ser só escovas de dentes e elásticos de cabelo. Certo?