10 razões para um pai de primeira viagem comprar um Dacia Duster

10 razões para um pai de primeira viagem comprar um Dacia Duster

A Paternidade obrigou-me a deixar o meu Clio Comercial e avançar para comprar um carro. E a escolha foi mais fácil do que podia pensar. Estas são as 10 razões que me levaram a comprar um Dacia Duster.

Quando soube que ia ser pai (ver posts sobre Paternidade), ficou claro que o Clio Comercial que eu usava já não ia poder continuar a usar. O Clio (que na verdade era do meu Pai) e que gasta 25€ de Gasóleo de Lisboa ao Algarve, ia ser substituído. Mas por uma boa razão.

Nunca tinha comprado um carro porque preferi investir dinheiro em formação e experiência profissional. E desta vez não havia volta. Como casal colocámos os nossos requisitos. Ela queria um SUV (lol) e eu queria seguro e manutenção incluída. Procurámos várias marcas, e depois de vermos as ofertas, condições, e características dos carros, chegámos à conclusão que apenas o Grupo Renault Retail oferecia tudo o que procurávamos.

Como o preço do carro também era uma opção, afunilámos a nossa selecção para a marca Dacia. Inicialmente fizemos um test drive no Dacia Sandero versão Stepway. E no final do test drive acabámos à última da hora por fazer um test drive no Dacia Duster. Fiquei rendido. Nem pensámos mais no assunto.

Havia uma versão limitada com todos os extras (que é frequente) e o valor não nos assustou. Mesmo com uma bebé a caminho, o valor mental iria ser suportável. Ao valor da mensalidade (claro que foi por financiamento! não sou milionário) ronda os 380€ e inclui seguro contra todos os riscos e um plano de manutenção. A dividir pelos 2… Estava feito. Íamos trocar de carro.

No entanto à última da hora falaram-nos da opção BiFuel em que arranca a gasolina e depois passa para GPL. Eu ainda tinha a ideia que o GPL tinha limitações no estacionamento coberto, mas afinal, os veículos mais atuais já podem estacionar em estacionamentos cobertos! Mais uma razão para avançar.

Mas como não se escolhe um carro só pelo preço, estas são as 10 razões que me levaram a fechar negócio com o Dacia Duster e que me surpreendem até hoje!

Poupança com GPL

Vou ser muito sucinto. O depósito de GPL situado no espaço da roda suplente (esta versão não trás roda suplente por este motivo) leva 34 Lt e eu consegui este verão fazer com esse depósito o caminho Lisboa – Algarve. Verdade. E quanto custou encher o depósito? 18€. Acho que estamos conversados neste aspecto. Na viagem de regresso a mesma coisa. Ambos os casos, com o ar condicionado ligado durante a viagem toda! Na verdade até na greve dos camionistas eu estava tranquilo com 2 depósitos cheios, e o GPL ter um limite de 25 Lt (quase um depósito cheio).

Cruise Control e Regulador de Velocidade

É natural que quem vem de um Clio Comercial de 2000 se sinta nas nuvens quando conduz um carro que não só evita o excesso de velocidade, como te leva de Lisboa ao Algarve a uma velocidade constante sem te cansares. Dentro da cidade uso o Regulador de Velocidade. Na auto-estrada coloco o Cruise Control. Obrigado a quem inventou isto.

Bagageira e Arrumação

Não estamos a falar de uma carrinha de transporte de passageiros, nem estamos a falar de um comercial. Como tal, um carro que tenha uma boa bagageira e arrumação interior é perfeito. Eu ia precisar de espaço para o carrinho do bebé, alcofa e a nossa bagagem para as viagens. E mais uma vez o Dacia Duster levou tudo. Carrinho, alcofa, 1 mala de viagem de cabine, uma mala de viagem de porão, e ainda sobrou muito espaço para encher da chamada “tralha de férias”. Além disso, por baixo do banco do “pendura” existe uma gaveta para guardar coisas pequenas como documentos, e nas portas existe espaço muito maior do que eu estava a espera.

Câmaras 360º

A versão Adventure do Dacia Duster oferece 4 câmaras. Uma câmara frontal, uma traseira, e uma em cada espelho lateral. Isto no início pareceu-me muito. Mas hoje em dia não consigo viver sem as câmaras. Estacionar encostado ao passeio sem roçar a roda ou subir. Não bater ou roçar em pinos. E mesmo que eu queira subir passeios, ou andar em terreno desnivelado, posso saber onde a roda está a pisar. Perfeito!

Modo ECO

O modo eco no Dacia Duster permite reduzir ao máximo o consumo de combustível. Faz a gestão de tudo. Desde ar condicionado até à alteração de mudanças a uma rotação mais baixa. Isto permite-me poupar ainda mais o consumo de já baixo de GPL. Foi mais um ponto a favor.

Ar Condicionado

Sobre o ar condicionado, a minha grande surpresa e satisfação foi saber que quem está nos bancos de trás também têm uma conduta de ar. Pelo menos não têm de esperar que o ar da frente chegue lá atrás. E isso permite uma melhor distribuição da temperatura no interior do carro.

Design

Antes de ter um Dacia Duster, comecei a reparar nos milhares Dusters que andam por aí de anos anteriores, e até mesmo de outros países. E esta nova versão de 2019 é de longe uma evolução gigante. Agora sim é um verdadeiro SUV e não um off road.

ISOFIX

ISOFIX Dacia Duster

O sistema ISOFIX era uma coisa que também andava à procura. Com as novas cadeiras com este sistema por defeito, era importante ter um carro que estivesse preparado. Não era obrigatório. Mas se tivesse, ainda melhor seria. E o Dacia Duster tem.

Sistema Multimédia

Não era a primeira vez que ia usar GPS para os meus percursos. Claro que se puder usar diretamente no carro e atender as chamadas sem estar a gritar melhor. O sistema multimédia da Dacia Duster é compatível com o Android Auto. E eu fiquei rendido. Sou utilizador do Google Maps em navegação e reviews de locais, e poder ter tudo sem tocar no telemóvel é incrível.

Cartão Mãos-Livres

Cartão Mãos-Livres Dacia Duster

Quando me perguntaram se queria chave ou cartão mãos-livres, a resposta foi imediata. Cartão! Um cartão que anda no bolso, chegar ao carro com o bebé ao colo e só abrir a porta sem ter de perder tempo à procura das chaves era algo que tinha de ter. E é perfeito! Não sei como é possível ainda haver chaves. Sei que existem questões de segurança associadas, mas quero continuar inocente e ignorante nesse aspecto por opção própria. Tenho seguro. 🙂

E vocês? O que acham do Dacia Duster?? Compravam?

Sharing is caring!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.