As escovas elétricas, ao contrário do que algumas pessoas mais conservadoras possam pensar, é uma das armas mais eficazes para conseguirmos uma escovagem perfeita.
A higiene oral é algo que todos nós temos presente. Ou pelo menos devíamos. Na verdade, só tive uma maior noção dos verdadeiros problemas e tratamentos a partir do momento em que tive uma pequena passagem laboral por uma clínica dentária. E uma das coisas que mais me marcou foi a importância do tempo de escovagem.
O tempo de escovagem é de 2 minutos. É muito? Se escovarmos à mão sim. Ainda pior para os mais preguiçosos! Além disso, as cáries desenvolvem-se com mais facilidade nos molares, porque por uma questão de espaço, a escovagem acaba por não ser feita, ou é feita de forma incompleta.
Aqui entra uma das soluções que veio revolucionar o mercado da saúde oral. As escovas elétricas. Estas escovas permitem escovar até as regiões de mais difícil acesso de forma correta e no tempo correto.
Oral B Pro 600 CrossAction
Esta foi a escova que me aconselharam no dentista. E como havia uma promoção na Notino.pt lá fui eu à aventura com a Oral B Pro 600 CrossAction.
Logo na primeira semana de uso, a primeira coisa que notei é que de facto a escova chega a todo o lado. Até aos dentes mais atrás. Além disso, o tamanho da escova não me deixa usar em excesso a pasta. Sim, eu colocava pasta ao longo da escova de dentes toda… Shame on me! Por outro lado, o facto de ela ter um temporizador, ajuda-me a ficar no quadrante por 30seg sem pressa de seguir para o quadrante seguinte. E o primeiro resultado que notei logo foi aquela sensação magnífica que se tem depois de uma limpeza no dentista. Na verdade, a escova ajuda a tirar o tártaro!!! Sabem aquela sensação de dentes limpos depois de uma destartarização no dentista?? O passar da língua na zona interior dos dentes da frente? Em baixo?! Sim! Ajuda mesmo a limpar essa zona! É como se eu conseguisse fazer a maioria do trabalho do dentista em casa! E sabem aquelas pequenas cáries que os dentistas dizem que tem de se vigiar e lavar melhor os dentes lá de trás? ADEUS! E sabem aquelas pequenas cáries criadas por restos de comida entre os dentes?! Não! Não sai com a escova. Temos mesmo de continuar a usar o fio dentário! O meu truque para este assunto é usar um fio dentário com suporte como, por exemplo, os Palitos dentais com fio da Spokar Dental Care.
Um truque básico que ajuda ainda mais na mineralização do dente, é não bochechar com água depois da lavagem. Cuspam o máximo que conseguirem e não comam, não bebam, não fumem, não usem pastilhas ou rebuçados, por 30min. O flúor da pasta vai ajudar a mineralizar qualquer pontinho de cárie que esteja nos dentes.
E o melhor disto tudo é que numa casa só é precisa uma máquina elétrica. Cada um tem a sua escova e podem trocar sempre que quiserem. E, além disso, existem escovas para máquinas elétricas se todos os tipos. Simples, com filamentos em cruz, com efeito branqueador, para dentes sensíveis, para crianças. Enfim. Para toda a família. Por isso não adianta gritar ao preço da escova em comparação com as escovas manuais. Vale mesmo a pena e é mesmo eficaz!
As cabeças de substituição que recomendo:
Oral B Pro 600 CrossAction
Oral B Pro 600 CrossAction-
Preço/Qualidade5/5 ExcelenteA partir do momento em que mudamos para uma escova elétrica, vemos com os nossos próprios olhos que os resultados justificam o investimento. Além disso foi recomendada por um dentista. Acho que diz tudo.
-
Design3/5 NeutroNo início escorrega um pouco das mãos no uso, mas ao fim de um tempo apanhamos o jeito.
-
Tecnologia4/5 BomO verdadeiro segredo está na escova, associado com a rotação, oscilação e pulsação. O temporizador é essencial para garantir uma escovagem perfeita.
Prós
- À prova de água
- 1 máquina permite o uso por toda a família. Basta trocar a cabeça
- Carregamento wireless
Contras
- Tamanho