Visitar Londres é o sonho de muitas pessoas. Este é o meu guia de planeamento da viagem a esta cidade britânica.
Londres, a capital do Reino Unido, é uma das cidades mais antigas e cosmopolitas do mundo. Fundada pelos romanos no século I d.C., a cidade cresceu e desenvolveu-se ao longo dos séculos, tornando-se um importante centro comercial, cultural e político.
A história de Londres é marcada por grandes acontecimentos, como a Revolução Industrial, a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. A cidade também foi palco de importantes movimentos culturais, como o Renascimento e o Iluminismo.
Hoje, Londres é uma cidade vibrante e multicultural, com uma rica história e cultura. A cidade oferece uma infinidade de atrações para os visitantes, incluindo monumentos históricos, museus, galerias de arte, teatros e restaurantes.
Voos para Londres
Para viajar de Lisboa a Londres, a minha sugestão é considerar como destino o Aeroporto Heathrow. A tentação de usar companhias de aviação de baixo custo é grande, mas criamos um problema logístico de malas e transporte até Londres e no final não compensa. Principalmente se formos no inverno e precisarmos de levar casacos pesados. Consultem os voos Lisboa Londres e optem pela TAP ou companhia similar. Os preços por pessoa podem rondar os 100 € e os 200 € consoante a época. Mas pelo menos poupam nas malas extra e no bilhete de comboio se usarem uma companhia de baixo custo e forem para um aeroporto mais distante da cidade. Se preferirem alternativa mais económica, é importante consultar os preços e horários dos comboios para Londres antecipadamente.
Alojamento em Londres
Aqui tenho uma excelente dica que descobri na minha última viagem a Londres. A Abercorn House é um hostel na saída da estação de metro Hammersmith. Por aqui passam todos os que aterram em Heathrow, como todos os que vão para o centro de Londres. Melhor ponto de alojamento não há. Para os casais, este hostel tem opção de quartos privados duplos com quarto privado.
Se quiserem algo alternativo, a minha sugestão é o The Knight of NotthingHill. Este alojamento, situado a minutos no famoso bairro de Notting Hill, está também colado a uma paragem de autocarro de uma das linhas de autocarro mais incríveis de Londres. A Linha 23 de autocarro em Londres passa por zonas históricas, bairros alternativos e com uma arquitetura incríveis. Percorrer a linha de uma ponta a outra no autocarro é um verdadeiro ‘Sightseeing’ sem o preço elevado de uma viagem turística.
Circuitos de Passeio em Londres
Há muitas opções para vários gostos. Mas Londres, para mim, não deve ser visitada de metro. Andar na rua, olhar as arquiteturas, os detalhes de edifícios centenários, esculturas e restos do passado, é como olhar para momentos da história da cidade que ficaram em suspenso no tempo.
Se usarem autocarros, cada viagem custa £1,50 e podem trocar de autocarros com limite de 1h de viagem com o mesmo bilhete. Todos os autocarros em Londres têm 2 níveis e no topo, se se sentarem nos bancos da frente, terão uma vista de luxo de toda a cidade. Basta pegar na câmara e começar a fotografar. Infelizmente, cada vez que precisarem de recarregar o cartão, vão precisar de entrar na estação de metro para usar a máquina de bilhetes. Não podem comprar bilhetes no autocarro. Se não tiverem um Oyster Card, podem usar qualquer cartão ‘Contactless’ ou um aplicativo com pagamento ‘Contactless’ usando NFC. Mas não se esqueçam das taxas que o vosso banco irá cobrar pela utilização do seu cartão fora de Portugal. Podem criar uma conta Revolut para usar nestas ocasiões e não pagarem taxas.
Antes de saírem de Londres para regressar ao aeroporto, vão a uma máquina de bilhetes e recebam o reembolso do Oyster Card. Recebem o dinheiro que não gastaram, além dos £5 que pagaram anteriormente pelo Oyster Card.
Abram o calendário do Google e comecem a planear os vossos dias em Londres. Eu planeio sempre tudo com antecedência. Vão poupar muito tempo e muito dinheiro.
Não tenham medo de fazer longas caminhadas pela cidade. É mais fácil do que parece. Planeiem algumas paradas para comer ou apenas descansar por uma hora. Por exemplo, caminhei do Hyde Park até Piccadilly e parei para almoçar e depois continuei a andar de lá até o Big Ben. A cidade tem detalhes incríveis que vão sentir falta se estiverem de metro ou de autocarro. Poupem o vosso dinheiro!
Circuitos a pé em Londres
- Hyde Park – Oxford Circus – Regent Street – Piccadilly Circus (2,2Km)
- Trafalgar Square – Strand Street – Fleet Street – St Paul’s Churchyard – Cannon Street – Hanseatic Walk (3,3Km)
A maioria das feiras e eventos de rua tem dias específicos para acontecer. Principalmente no sábado. Vão para Camden Market e Portobello Road. Esses são os principais mercados de rua de Londres. Há metro direto para estas 2 zonas.
Planeiem as viagens no Google Maps, salvem e agendem no vosso calendário e compartilhem com quem estão a viajar. Assim todos sabem o que fazer e como lá chegar.
Onde comer em Londres
Londres é conhecida pelos restaurantes e comidas caras. Principalmente devido à moeda. Mas existe uma maneira de economizar a maioria do dinheiro.
Aproveitem bem o minibar do vosso quarto e vão ao Aldi (mais barato) ou Tesco e comprem tudo o que precisam para preparar a comida enquanto caminham. Usem uma mochila. Vão precisar!
Em todos os supermercados, podem comprar uma ‘Meal Deal’ por £3. Inclui uma sandes, uma bebida e um snack. Perfeito para lanchar ou até almoçar.
Mas já que estamos a poupar dinheiro, por alguma razão é. Para podermos gastar onde vale a pena. E há um bom motivo para investir um pouco mais na alimentação. O ‘Fish & Chips’ do Shakespeares’ Head. Vão para a Carnaby Street e subam ao primeiro andar deste restaurante. Para mim, o melhor ‘Fish & Chips’ de sempre com um ambiente único.
Além disso, enquanto estiverem em Camden Town ou Portobello Market, vão poder ter uma oferta e experiência gastronómica incrível. Experimentem! Não se vão arrepender!
Compras em Londres
OK. Mesmo nesse assunto, podemos economizar dinheiro. Se quiserem comprar aqueles souvenirs magnéticos de Londres, comprem em Camden Town. É mais barato. Também nesses mercados vão ter muito mais opções de compra.
Se quiserem algo mais sofisticado, o Harrods pode ser a solução. Comprei 100gr do Jasmin Blooming Tea por £22.
Se estão à procura de marcas de moda conhecidas, a maioria delas está na Oxford Street. Mas eu não gastaria dinheiro e espaço de mala com compras nestas lojas. Se quiserem algo específico como uma Dolce & Gabbana ou qualquer outra peça de moda cara, vão ao TK MAX que vende estas marcas com desconto.
Se têm interesse em arte de rua ou acessórios, todos os mercados de rua são o vosso destino. Existem muitos vendedores ambulantes independentes com itens incríveis para vender.
Não se esqueçam de entrar no Boots. É uma rede de farmácias transformada em ‘shopping’ com tudo. Parecido às novas Wells mas também vendem comida.
Divirtam-se! Aproveitem os bares, os eventos, os musicais, a noite incrível que termina às 2 da manhã. Aproveitem. Sintam a energia e o ambiente multicultural.