No รขmbito da ediรงรฃo Moda Lisboa Comunidade, Andreia Reimรฃo do concurso Sangue Novo na ediรงรฃo Moda Lisboa Comunidade, partilha a sua visรฃo sobre o futuro da indรบstria da moda.
Transformada numa ediรงรฃo totalmente digital, a ediรงรฃo Moda Lisboa Comunidade irรก contar com a presenรงa de AWAYTOMARS, Carlos Gil, Gonรงalo Peixoto, Luรญs Carvalho, Nuno Baltazar, entre outros.
Numa altura em que a pandemia do Covid-19 obrigou milhรตes de portugueses, e em todo o mundo, a confinarem-se longos meses em casa, nรฃo sรณ o comportamento de compra mudou, com a forma. As compras online passaram a ser obrigatรณrias para muitos. Na indรบstria da moda nรฃo foi diferente. Mas tambรฉm nesta indรบstria houve uma transformaรงรฃo na forma como as pessoas se vestem. As roupas mais formais ou smart casual de escritรณrio foram substituรญdas por roupas mais confortรกveis. E se esta รฉ uma experiรชncia que nos vai mudar para sempre, na forma como nos vestimos e nos relacionamos com a moda, o Mercado do Homem foi falar com o futuro da indรบstria em Portugal.
Tornar a casa num local de trabalho levou a que houvesse uma procura por estilos muito particulares de vestir. Ao mesmo tempo versรกteis. Para Andreia Reimรฃo, participante do concurso Sangue Novo da Moda Lisboa, esta experiรชncia de confinamento vai mudar o futuro da moda. E acrescenta que acredita que “vai comeรงar a haver uma maior consciรชncia em relaรงรฃo ร velocidade da indรบstria e esta vai comeรงar a abrandar e em consequรชncia vรกrios criadores de slow fashion/pequenos criadores vรฃo comeรงar a ganhar um maior destaque no meio de tantas marcas. Mas tambรฉm sinto que quando voltarmos ao normal, as pessoas vรฃo querer arriscar mais no que vestem e vรฃo comeรงar a usar tudo o queriam usar antes, mas nรฃo tinham coragem para usar.“
Esta pandemia surge numa altura em que era imperativo uma mudanรงa de comportamento de consumo de moda no que diz respeito a soluรงรตes mais sustentรกveis e naturais. A inclusรฃo em peรงas de roupa de materiais mais sustentรกveis como fibras vegetais, qmilk, algodรฃo orgรขnico, entre outros, estรก a crescer.
No entanto, para Andreia, existem questรตes de base que devem ser colocadas como prioridade. “A indรบstria ainda tem um grande percurso para fazer atรฉ ser realmente sustentรกvel e algumas marcas estรฃo a fazer um trabalho excelente, mas sinto que neste momento deviam comeรงar a ter mais atenรงรฃo aos trabalhadores fabris e realmente se essas pessoas recebem o salรกrio delas e que tรชm boas condiรงรตes de trabalho.“
Para mim, uma peรงa sรณ รฉ 100% sustentรกvel quando a pessoa que a fez estรก a ser tratada bem.
Jรก antes da pandemia, o tema da moda genderless tinha tambรฉm aparecido em alguns projetos pontuais, mas com a migraรงรฃo para uma convivรชncia forรงada no mundo digital, este tem sido um tema que tem conseguido chegar a um pรบblico mais vasto. A estilista portuense acredita que “as coleรงรตes genderless tรชm aparecido cada vez mais devido ร nova geraรงรฃo que se estรก a tornar adulta neste momento, que eu faรงo parte, e sinto que รฉ um conceito que reflete a geraรงรฃo Z. Simplesmente deixou de fazer sentido a roupa ter gรฉnero e todos nรณs devรญamos ter a liberdade de usar o que quisermos.“
Quando pensamos em peรงas de autor e com a migraรงรฃo para o online shopping, poderemos pensar que os estilistas poderรฃo ter alguma vantagem nesta รกrea, inclusivamente com o encerramento das lojas de fast fashion. No entanto, a tambรฉm estudante de moda na MODATEX, acredita que “neste momento estรก a ser penalizado“. Isto porque “apesar de termos vรกrios recursos de apresentaรงรตes digitais e vendas online, sinto que a procura ou a necessidade de as pessoas comprar vestuรกrio รฉ menor“. No entanto Andreia tem esperanรงa e diz que “quando tudo estiver mais estabilizado acredito que as vendas irรฃo aumentar e nรฃo serรก preciso fazer parte de uma grande capital de moda para conseguir ter sucesso.“
LOVE ME TO ETERNITY
“Love me to Eternity” รฉ uma carta de amor a um mundo utรณpico. A coleรงรฃo de Andreia Reimรฃo apoia-se em referรชncias como Barbara Levine (que reuniu fotografias de pessoas a beijarem-se nos รบltimos 100 anos, sem olhar a etnia, gรฉnero ou idade), Nick Sethi e Senil Gupta (que fotografaram pessoas que viveram neste mundo apenas por momentos) e no estรบdio Brieditis & Evan (trabalha tรฉcnicas tรชxteis de todo o mundo sob uma lรณgica de consciรชncia ambiental). Tudo isto materializa-se numa visรฃo ingรฉnua de uma realidade possรญvel.