fbpx
top 7 brinquedos para crianças ate 3 anos

7 Brinquedos para crianças até 3 anos

Todos os pais procuram brinquedos para entreter e educar as crianças. E num mundo com tanta variedade é preciso identificar aqueles que fazem a diferença no crescimento.

Antes de tudo é preciso um disclaimer, ou nota introdutória. A educação e evolução das crianças não é igual entre elas. Nem nós como pais queremos acelerar nem muito menos atrasar. Há milhões de brinquedos para todas as idades e que se focam em estímulos diferentes dependendo da faixa etária. E é preciso percebermos que se achamos que os brinquedos são todos iguais, então é porque o esforço de variar é grande. E esta minha seleção foi a que nos fez sentido enquanto pais da Emma, mas pode não fazer sentido para outras crianças. A ideia é compreender que tipo de brinquedos ou estímulos existem e de que forma podemos ou não usar.

Outra nota muito importante é quando comprar brinquedos. Se formos olhar para as grandes superfícies, antes do arranque das campanhas de Natal, as grandes superfícies fazem sempre grandes descontos em todos os brinquedos. É nessa altura que eu compro os brinquedos de Natal da Emma e poupo umas boas dezenas de euros. Os mesmos brinquedos durante o período de campanha de Natal nunca os vou conseguir adquirir com o mesmo desconto. Por isso é nesta altura que devem comprar os brinquedos. Ao longo do ano os descontos já não são muito representativos e acabo sempre por recorrer com alguma antecedência a outras lojas online.

Existe também uma altura específica para comprar produtos de bebé! Confere o artigo sobre as Feiras de Bebé:

Cubos de construção e Legos

Eu sou um apaixonado por Legos, e ao fim destes anos todos, todos os dias uso no dia-a-dia a capacidade de organização, planeamento, construção que aprendi ao brincar com os Legos. Hoje em dia com o término da patente existem milhões de versões de Legos (que é uma marca na verdade) e já existem em formatos grandes e maleáveis. Perfeitos para as crianças mais pequenas brincarem.

Blocos de construção de plástico macio

Blocos de construção de plástico macio

Se estamos a falar de bebés (até aos 2) esta é a melhor solução. As peças são grandes, maleáveis, e têm uma textura sedosa. A Emma adora estas peças e foi incrível ver como ela percebeu rapidamente como as peças encaixavam e como ao longo do tempo foi melhorando a forma como pegava nas peças como as encaixava e as desencaixava. Antes de comprar este brinquedo eu já a via a empoleirar objetos uns nos outros e a fazer os puzzles, o que ainda me deu mais interesse em ver o que ela fazia com estes cubos. É um brinquedo obrigatório! Estes cubos podem encontrar no Aliexpress a um preço muito baixo e têm uma excelente qualidade.

Brinquedos para o banho

Não ignorem estes brinquedos. Eles fazem milagres no banho e existem milhões formatos. O banho tem muito mais do que uma função higiénica. Serve para perder o medo da água, serve para interagir com as cores, os movimentos, e são perfeitos para tirar o foco do banho que para algumas crianças podem não gostar assim tanto como se esperaria.

Brinquedo tartaruga de piscina para crianças

Tartatugas para o banho

Eu comprei estas tartarugas que nadam na água e ainda hoje a Emma os pede. Mais uma vez é um tipo de brinquedo que podem comprar a um valor muito baixo no Aliexpress tal como eu fiz. Eu fiz um esforço de não comprar vários.

Tablet para Crianças

Este é um tema muito controverso no mundo das crianças. Devemos ou não introduzir tecnologia e internet às crianças? Em que altura? Que tipo de controlo devemos ter sobre o que as crianças consomem em termos de conteúdos digitais? Quanto devem consumir versus o uso de brinquedos não digitais?

Assistam a esta reportagem do programa Essencial da SIC primeiro que tudo.

Neurocientista prova que os ecrãs recreativos estão a fabricar gerações menos inteligentes – SIC Notícias (sicnoticias.pt)

tablet crianças

Tablet 7″ com proteção

Se procuram um ecrã para a criança usar para ver vídeos ou jogar, um ecrã de 7″ é suficiente. Um telemóvel é muito pequeno e a tendência é de se aproximarem mais do ecrã. Este é o tablet que comprámos na Amazon e que oferecemos recentemente à Emma e vai servir durante muitos anos sempre com controlo de parentalidade existente no android e no YouTube Kids.

Papel, Canetas e Pinturas

Quando os vossos filhos entrarem na fase de pintura preparem-se. Começa por canetas laváveis que nunca saem da roupa, passam para lápis de cena que não pintam como as canetas, chegam às pinturas feitas em app de telemóvel, e chegam a esta solução. Descobrem também uma coisa chamada esponja mágica que ajuda a apagar os riscos da parede, dos objetos, mas não da nossa mente. E recentemente descobri estes tapetes. A derradeira tentativa de introduzir a pintura à Emma sem ter arte moderna nas paredes da casa, ou nela própria.

Tapete de pintura com tinta de água

Tapete de pintura com tinta de água

Este tapete de 120cm x 90cm usa canetas à base de água em que os desenhos desaparecem ao fim de 10min. As tintas não sujam a parede, e traz um conjunto de acessórios com letras, números e formas para fazerem o que quiserem.

Bonecas e Peluches

Os peluches existem desde que a Emma é bebé e tem de todas as formas e tamanhos. Mas alguns destacam-se pela função e design.

Ultra Soft Snuggle da Philips Avent

Ultra Soft Snuggle da Philips Avent

Estes bonecos laváveis para prender às chupetas são obrigatórias para durante a noite manter as chupetas no bebé. Foi crucial para garantir que ela não acordava de noite por causa da chupeta. No blog e nas redes sociais muitos conhecem a girafa Francisca de que tanto eu falei e que tanto a Emma amou. Portanto para crianças com alguns meses que não se mexem muito na cama, a Ultra Soft Snuggle da Philips Avent é um must have!

boneca frozen

Boneca Frozen

Ela começou a cantar Let it Go no carro comigo e a partir, ainda que não tenha visto nenhum filme, ela conhece bem quem é a Elsa e a música. Como a Elsa do Frozen existem muitas bonecas que as crianças podem gostar. E bonecos são do tipo de brinquedos que são obrigatórios de comprar nos descontos pré-campanhas. Que foi o que aconteceu com esta boneca da Frozen que comprei no Continente 2 meses antes do Natal.

Puzzles

Não existem apenas puzzles com 5000 peças e todas pequeninas. Existem puzzles em formatos de animais, letras, números, com 4 peças, com 9 peças, etc. que podem servir para as crianças aprenderem a mecânica e a montar as imagens. E para mim é importante introduzir estes jogos à Emma, da mesma forma que eu quiz introduzir os legos a ela. E é um brinquedo obrigatório nesta lista.

Puzzle Disney

Puzzle Disney

Eu acho sempre que quanto mais gostarem dos desenhos dos puzzles mais fácil é de os usarem. Por isso tinha de ir por algo do Frozen ou da do Mickey/Minie. Eu comprei o do Mickey/Minie, mas como já está esgotado deixo-vos o da Frozen que seria também a minha escolha.

Olá 👋

Regista-te para te avisarmos quando tivermos novidades.

Seleciona os teus interesses!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Related Posts
Total
30
Share